E o Sousa perdeu pela primeira vez numa estreia de Campeonato Brasileiro.
Com 12 dias de treino, o Sousa entrou em campo no 1-4-3-1-2: Ricardo (no gol) / Dênis (ala d), Diogo e Luís Paulo, Camilo (ala e) / Giu Pernambucano, Danilo Lopes e Peu / Leandro / Rafael Freitas e Manu.
Não demorou muito para Luís Paulo repetir num jogo oficial o que havia feito em amistoso com o Guarani (CE) no último 07 de junho, naquele jogo com 4 min do 1º tempo, hoje com 12 min da 1ª etapa: gol contra. Sousa 0 x 1 Globo.
O lateral direito reserva Dênis, com cartão amarelo e escalado porque Eduardo Recife cumpria suspensão automática de expulsão pela Série C de 2015 quando atuava pela versão paraibana do Botafogo, foi substituído pelo meia Tarcísio aos 16 min do 1º tempo.
O Sousa então passou a atuar no 1-4-4-2, com o volante Danilo Lopes fazendo a lateral direita.
Aos 24 min do 1º tempo uma bola facilmente foi cruzada da ponta canhota do ataque Globo para a cabeça cuca fresca do meio-campista Pablo, que subiu sozinho e marcou o segundo dos visitantes. Sousa 0 x 2 Globo.
No intervalo, para alívio geral do torcedor, o técnico Tazinho substituiu o zagueiro Luiz Paulo pelo bom defensor Gilmar, que veio do Açu do Rio Grande do Norte e já havia enfrentado esse mesmo Globo no certame potiguar desse ano.
Nem a entrada do garoto Rodrigo Potim em lugar do volante Giu Pernambucano numa tentativa de dar mais ofensividade ao Sousa deu resultado. A derrota estava consolidada e as duas melhores chances de gol do Sousa no segundo tempo saíram de duas cabeçadas do zagueiro Gilmar.
O MOMENTO não é de desespero ou vazão para críticas exacerbadas, até pelo risco de cometer-se injustiça pelos 12 dias de treino apenas – muitíssimo pouco para uma pré-temporada com vistas a uma Série D de Campeonato Brasileiro.
E PRECISAMOS RECONHECER que ninguém melhor que o treinador Tazinho conhece o elenco, ou está conhecendo o elenco do Sousa, do que ele próprio que trabalha todos os dias. Mas algumas indagações são pertinentes e não acusatórias ou condenatórias (e não há razões para o serem, e nem poderiam):
a) o zagueiro Gilmar não estaria em melhor fase do que o zagueiro Luiz Paulo?;
b) pela semelhança das características de Peu e Gil Pernambucano, haveria espaço para os dois como titulares quando a opção for uma dupla de volantes, e não uma trinca com Danilo Lopes como um terceiro marcador? ou seja, refazendo a reflexão, no caso de uma dupla de volantes, pela semelhança das características de Peu e Gil Pernambucano, qual deles deveria fazer dupla com Danilo Lopes?
c) teria faltado entrosamento ao meia Leandro com o meia Tarcísio ou o primeiro teria sentido a estreia frente o torcedor do Sousa no Marizão?
PRECISAMOS RECONHECER TAMBÉM a qualidade e o entrosamento do Globo, que pode ser apontado, pela exibição dessa primeira rodada, como favorito ao primeiro lugar nesse grupo A7.
O SOUSA TEM MUITO A MELHORAR. Ainda há tempo para isso. O Dinossauro merece o apoio, a paciência e a confiança do torcedor.
fonte texto: http://www.blogdogarotao.com.br/?q=405
imagens: Chico Moral