![]() |
Reprodução G1 |
Ao menos 14 municípios decretaram situação de emergência, sendo que um deles, Coronel Freitas, o decreto evoluiu para estado de calamidade pública. Os decretos estão nas esferas municipais e nenhum deles havia sido homologado pela Defesa Civil até a manhã desta quarta, que aguarda o levantamento dos municípios após atender os atingidos.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra. Pelo menos 24 pessoas ficaram desalojados e 40 desabrigados.
Em relação aos prejuízos materiais, 880 casas e duas empresas ficaram danificadas ou destruídas. Também houve 20 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 16 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas.
Moradores iniciaram limpeza das casas (Foto: Reprodução RBS TV/Divulgação)
Moradores iniciaram limpeza das casas
(Foto: Reprodução RBS TV/Divulgação)
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Chapecó, no Oeste, a noite foi tranquila e sem registro de nova ocorrências. Equipes dos bombeiros das cidades ajudam na limpeza das cidades. Em Maravilha e Coronel Freitas, duas das cidades mais afetadas, a força-tarefa iniciou ainda na tarde de terça-feira (14). Ainda chovia na região na manhã desta quarta-feira, mas com menos intensidade.
Ajuda em 24 horas
Toda a ajuda humanitária às famílias atingidas chegará em 24 horas, segundo o secretário-adjunto da Defesa Civil do estado, Rodrigo Moratelli. Como a maioria das cidades registrou como ocorrência enxurradas, não houve muitos desabrigados, ele explicou. Geralmente, as famílias atingidas nesses eventos vão para a casa de parentes e voltam quando há melhora da situação. De acordo com a Defesa Civil do estado, a ajuda com kits devem chegar na tarde desta quarta-feira às cidades.
Abastecimento de água
A região Oeste ainda enfrenta problemas no abastecimento de água. Os municípios que na manhã desta quarta-feira continuavam com o sistema prejudicado eram Chapecó, Concórdia, Maravilha, Riqueza e São Domingos, segundo a Casan.
![]() |
Reprodução G1 |
As captações foram prejudicadas pelos alagamentos ou pelo excesso de terra e galhos trazidos pelos rios que tiveram seu nível elevado pelas chuvas. Segundo a Casan, equipes trabalham para restabelecer totalmente o serviço.
![]() |
Reprodução G1 |
Ainda conforme a Casan, o restabelecimento pode demorar até sua normalização completa. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800 6430195 ou pelo chat atendente online no site da Casan.
mais informações acesse clicando aqui
G1