Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sobe para 47 número de cidades atingidas por temporais em SC 13 municípios decretaram situação de emergência e 1 calamidade pública. 2.870 pessoas foram afetadas, 24 ficaram desalojados e 40 desabrigados.

Subiu para 47 o número de municípios afetados por temporais em Santa Catarina desde sexta-feira (10), segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (15). Vendavais, granizo, deslizamentos, enxurradas, inundações, alagamentos, além da chuva intensa afetaram 2.870 pessoas.

Reprodução G1



Ao menos 14 municípios decretaram situação de emergência, sendo que um deles, Coronel Freitas, o decreto evoluiu para estado de calamidade pública. Os decretos estão nas esferas municipais e nenhum deles havia sido homologado pela Defesa Civil até a manhã desta quarta, que aguarda o levantamento dos municípios após atender os atingidos.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra. Pelo menos 24 pessoas ficaram desalojados e 40 desabrigados.
Em relação aos prejuízos materiais, 880 casas e duas empresas ficaram danificadas ou destruídas. Também houve 20 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 16 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas.
Moradores iniciaram limpeza das casas (Foto: Reprodução RBS TV/Divulgação)
Moradores iniciaram limpeza das casas
(Foto: Reprodução RBS TV/Divulgação)
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Chapecó, no Oeste, a noite foi tranquila e sem registro de nova ocorrências. Equipes dos bombeiros das cidades ajudam na limpeza das cidades. Em Maravilha e Coronel Freitas, duas das cidades mais afetadas, a força-tarefa iniciou ainda na tarde de terça-feira (14). Ainda chovia na região na manhã desta quarta-feira, mas com menos intensidade.
Ajuda em 24 horas
Toda a ajuda humanitária às famílias atingidas chegará em 24 horas, segundo o secretário-adjunto da Defesa Civil do estado, Rodrigo Moratelli. Como a maioria das cidades registrou como ocorrência enxurradas, não houve muitos desabrigados, ele explicou. Geralmente, as famílias atingidas nesses eventos vão para a casa de parentes e voltam quando há melhora da situação. De acordo com a Defesa Civil do estado, a ajuda com kits devem chegar na tarde desta quarta-feira às cidades.

Abastecimento de água
A região Oeste ainda enfrenta problemas no abastecimento de água. Os municípios que na manhã desta quarta-feira continuavam com o sistema prejudicado eram Chapecó, Concórdia, Maravilha, Riqueza e São Domingos, segundo a Casan.

Reprodução G1


As captações foram prejudicadas pelos alagamentos ou pelo excesso de terra e galhos trazidos pelos rios que tiveram seu nível elevado pelas chuvas. Segundo a Casan, equipes trabalham para restabelecer totalmente o serviço.

Reprodução G1



Ainda conforme a Casan, o restabelecimento pode demorar até sua normalização completa. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800 6430195 ou pelo chat atendente online no site da Casan.

mais informações acesse clicando aqui

G1